Indústria

Produtos para a indústria

O sal é uma matéria-prima importante na indústria química, para a produção de soda cáustica, cloro e barrilha, e nas indústrias têxtil, petrolífera e siderúrgica em curtumes e diversas outras aplicações. É um ingrediente indispensável de quase todos os alimentos industrializados.

Conforme a necessidade de cada processo ou produto, existe uma forma mais adequada de uso do sal, que pode variar conforme a aditivação e granulometria, além da umidade e fluidez.

A Norsal dispõe de uma extensa gama de produtos para as mais diversas necessidades e aplicações, possuindo um corpo técnico qualificado para desenvolver soluções específicas para nossos clientes.

Nossos produtos atendem a todas as exigências legais e de segurança dos alimentos. Para isso a Norsal implantou um Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a Norma ISO 9001:2008, sendo certificado também no atendimento dos padrões de BPF e APPCC.

Para entrar diretamente em contato com nossa equipe de vendas, envie um e-mail para: vendas@norsal.com.br.


Importância da iodação

A iodação do sal destinado ao consumo humano tem como objetivo prevenir os Distúrbios por Deficiência de Iodo (DDI). Distúrbios estes associados à baixa ingestão diária do micronutriente iodo, pobre na alimentação normal do ser humano.

Os DDI são fenômenos naturais e permanentes que estão amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo sempre terão o risco de apresentar os distúrbios causados por esse problema, cujo impacto sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível, o bócio (hipertrofia da glândula tireoide). Além disso, a má nutrição de iodo está relacionada com altas taxas de natimortos e nascimento de crianças com baixo peso, problemas no período gestacional e aumento do risco de abortos e mortalidade materna.

O veículo mais adequado para o suplemento de iodo na alimentação é o sal, visto que ele é consumido diariamente, em todos os tipos de dieta alimentar, e apresenta custo acessível a qualquer classe social.

Importância do sal na vida

Elemento essencial à vida e indispensável ao funcionamento do organismo, o sal está presente em 2/3 dos líquidos extra-celulares e mantém o equilíbrio de água entre o interior e o entorno das células. O sabor do sal estimula a produção de saliva e dos sucos gástricos, essenciais para a digestão, além de auxiliar a absorção de nutrientes e de contribuir no processo digestivo. Carência e excesso de sal provocam desequilíbrios no organismo. A dose necessária a cada indivíduo varia segundo características genéticas, alimentação e tipo de vida, mas situa-se, geralmente, em torno de 5 gramas por dia.